Custo do carro no Brasil é até 106% maior que no exterior.
A margem de lucro das montadoras de automóveis no Brasil chega a ser o triplo da praticada nos Estados Unidos. É o que revela um levantamento realizado pelo jornal O Globo, publicado na edição impressa desta quarta-feira, 29 de agosto.
Segundo o diário, a margem de lucro brasileira gira em torno de 10%, enquanto nos EUA ela é de 2% e no resto mundo chega a 5%. Os números foram estudados pela consultoria IHS Automotive a pedido do jornal. A diferença de valor de um mesmo veículo vendido aqui e no exterior chega a ser de 106,03%. Como principal exemplo, a reportagem cita o Honda Fit EX 1.5, que no Brasil custa R$ 57.480 e na França sai pelo equivalente a R$ 27.898,99.
Além da alta margem de lucro praticada pelas empresas, o preço abusivo praticado pelas montadoras brasileiras também é resultado dos altos custos de produção e de distribuição e dos impostos cobrados pelas autoridades locais. De acordo com levantamento feito pelo jornal, 32% do valor total do veículo é constituído apenas por impostos, enquanto 10% do preço é fruto da margem de lucro praticada pelas montadoras. OS 58% restantes vêm dos custos de produção e de distribuição, incluindo valores de matéria-prima, mão-de-obra, logística, publicidade, entre outros fatores.
Alguns exemplos de preços USA x Brasil
O preço brasileiro do Chevrolet Camaro certamente assustaria todos os seus consumidores nos Estados Unidos. Enquanto aqui ele custa R$ 203.000, lá na terra do tio Sam ele sai por R$ 65.205 (US$ 32.280)
O Toyota Corolla parte de R$ 62.800 no mercado brasileiro. Nos EUA, a versão básica do sedã sai por R$ 32.600 (US$ 16.130). E lá, além do motor 1.8, o sedã oferece seis airbags e sistema de som com bluetooth de série.
No Brasil, o Volkswagen Jetta de entrada usa um motor 2.0 aspirado e custa R$ 61.700. Nos Estados Unidos, a configuração equivalente parte de R$ 33.700 (US$ 16.675)
O esportivo Subaru Impreza WRX STi custa R$ 210.000 no Brasil, ao passo que seu custo cai para R$ 68.900 (US$ 34.095) nos Estados Unidos
O smart fortwo é vendido como um compacto de luxo no Brasil, e custa R$ 68.500 na versão cupê turbo (por aqui, há também a versão aspirada Brazilian Edition, que sai por R$ 52.500). Nos Eua, sua configuração de entrada sai por R$ 25.200 (US$ 12.490).
Enquanto no Brasil a versão de entrada do Nissan Versa sai por R$ 33.490, nos EUA, a marca de origem japonesacobra o equivalente a R$ 22.200 (US$ 10.990) pelo sedã
No Brasil, o consumidor que desejar ter a posse de um Mini Coupe S precisa desembolsar R$ 149.950. Nos Estados Unidos, o preço diminuir para R$ 51.400 (US$ 35.450)
A versão de entrada do Mercedes Benz Classe C nos EUA é a C250 Turbo Sport — vendida por aqui como uma opção intermediária, pelo preço de R$ 205.900. Lá, o sedã parte de R$ 71.400 (US$ 35.350)
O Land Rover Range Rover Evoque parte de R$ 175.000 por aqui, ao passo que, nos EUA, o modelo sai por R$ 88.870 (US$ 43.995)
O Honda Civic no Brasil é tido como um carro de luxo e custa a partir de R$ 62.990 na versão "pé de boi". Enquanto isso, nos EUA, seu preço despenca para R$ 32.300 (US$ 15.995)
A história não é muito diferente para o Honda Fit: para ter um na sua garagem, é necessário desembolsar, no mínimo, R$ 47.930. Nos EUA, o modelo sai por R$ 30.950 (US$ 15.325).
O Jeep Grand Cherokee Laredo, com motor 3.6 V6 Pentastar e tração 4x4, custa R$ 174.900 no Brasil. Na terra dos utilitários esportivos, o modelo com a mesma configuração sai por a partir de R$ 58.975 (US$ 29.195)
Nos EUA, o Ford Fusion Hybrid (já em uma nova geração) custa o equivalente a R$ 58.125 (US$ 28.775). No território brasileiro e sem qualquer incentivo governamental, seu valor salta para espantosos R$ 133.900
Aqui no Brasil, o Ford New Fiesta hatch é vendido somente na versão SE com motor 1.6 Sigma, por R$ 44.700. Nos Estados Unidos da America, a configuração equivalente usa propulsor 1.6 Duratec e custa R$ 32.720 (US$ 16.200)
Na terra do tio Sam, a versão de entrada do Fiat 500 sai por R$ 31.300, enquanto por aqui, o modelo equivalente não custa menos que R$ 40.770
No território nacional, a picape RAM 2500 6.7 diesel custa, R$ 169.900, nos Estados Unidos a picape custa o equivalente a R$ 112.860 (US$ 55.870)
Enquanto na terra do Samba é necessário desembolsar R$ 119.900 por Dode Journey R/T com motor 3.6 V6 Pentastar, o mesmo veículo sai por R$ 60.590 (US$ 29.995) no país conhecido pelas amplas redes de fast food.
No Brasil, a versão básica do BMW Série 3 é a 320i, com motor 1.6 turbo de 184 cv e preço de R$ 129.950. Nos Estados Unidos, a mesma configuração de entrada do modelo é mais potente (240 cv) e custa o equivalente a R$ 73.730 (US$ 36.500)
Pelos R$ 93.000 cobrados pelo Audi A1 no Brasil (modelo não comercializado nos EUA), seria possível (quase) adquirir um Audi TTS na terra do Tio Sam, caso a quantia fosse convertida em dólar. Lá, o esportivo custa R$ 94.900 (US$ 47.000)
Nenhum comentário:
Postar um comentário